O que é Estética Dentária?

A Estética Dentária não é um tratamento em particular, mas sim uma combinação de várias soluções, como por exemplo:

  • Implantes Dentários
  • Facetas de Porcelana
  • Branqueamento Dentário
  • Aparelhos dentários
O que é um implante dentário?

Um dente natural é constituído por uma coroa e uma raiz. A coroa é a porção do dente que pode ser vista acima da gengiva e a raiz encontra-se dentro do osso, abaixo da gengiva.

Os implantes dentários foram desenvolvidos para substituir as raízes dos dentes perdidos, existindo em vários tamanhos e formatos, sendo colocados no osso maxilar ou mandibular.

Os implantes dentários podem ser realizados em qualquer idade (desde que terminado o período de crescimento) e apresentam uma taxa de sucesso bastante elevada, na ordem dos 98%, quando realizados em instituições credíveis e competentes. Uma má escolha da clínica onde pensa realizar o seu tratamento poderá acarretar vários problemas.

O que acontece se houver rejeição de um implante?

Quando não ocorre osseointegração de um implante, torna-se necessário substituir o implante rejeitado por um novo. O procedimento é extremamente simples e não implica nenhum custo adicional para o paciente. Atualmente, o índice de re-operação para substituição de implantes é inferior a 2%.

Existem contraindicações para o tratamento com implantes?

Existem certas patologias sistêmicas que poderão atrasar o processo de cicatrização. Certos hábitos, como o de fumar, poderão também contribuir para um pós-operatório menos favorável.

A realização de uma história clínica exaustiva, acompanhada de exames complementares de diagnóstico adequados, e indicações operatórias específicas para cada caso permite ao Médico Dentista alertar e prevenir para os possíveis efeitos secundários.

É um tratamento doloroso?

Não. Tal como a maioria dos tratamentos, este é um procedimento que se realiza com anestesia local, e de uma forma indolor para o paciente.

Após a intervenção cirúrgica o paciente é devidamente medicado de modo a melhorar o pós-operatório, reduzindo o edema e alguma sensação dolorosa que possa existir.

Quanto tempo dura um implante?

Da mesma forma que ninguém pode prever com exatidão o tempo de duração de um dente natural, a duração de um implante é muito variável e depende sobretudo dos cuidados de manutenção.

Uma higiene oral adequada e visitas regulares ao Médico Dentista, garantem um bom prognóstico em termos de longevidade dos implantes. Existem casos bem documentados de implantes colocados há mais de 30 anos que continuam em função.

Qual é a frequência adequada para as consultas de Higiene Oral?

A periodicidade deste tipo de consultas é de 3 a 6 meses, dependendo do nível de higiene oral conseguido em casa pelo paciente. No caso de reabilitações orais suportadas por implantes varia consoante a dimensão de reabilitação.

As consultas de Higiene Oral podem ajudar no sucesso dos meus implantes?

A higiene oral é tão importante em dentes como em implantes. As bactérias tem a capacidade de se acumular em torno dos implantes e levar ao aparecimento de infecções que podem comprometer a sua reabilitação. Assim, os implantes necessitam de uma cuidadosa higiene e conservação para assegurar a sua durabilidade e funcionamento a longo prazo.

O que é gengivite?

A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva, decorrente da falta de uma boa higienização. Causada pela irritação provocada pela placa bacteriana, sua principal característica é a alteração da coloração da gengiva. De um vermelho claro e brilhoso, a gengiva adquire a coloração avermelhada intensa e sem brilho. Outras características são a sensibilidade mais intensa na gengiva e o seu sangramento.

A doença periodontal pode contribuir para o aparecimento de doenças sistêmicas?

Sim. As doenças bucais podem contribuir para o aparecimento de problemas cardíacos, enfartes, diabetes, nascimentos de bebês prematuros e pneumonia. Por exemplo, quando a doença periodontal do diabético é tratada adequadamente, manter o controle dos níveis de glicose no sangue se torna muito mais fácil.

O envelhecimento predispõe à doença periodontal?

Não. O envelhecimento não contribui para a doença periodontal se o indivíduo não tem predisposição a ela. Contudo, com o envelhecimento, a higiene bucal deficiente é um dos fatores que contribui para a sua instalação. Além disso, doenças tais como o diabetes não compensado podem contribuir para a instalação da doença periodontal.

O que é uma Prótese Dentária?

São aparelhos protéticos reabilitadores no caso de perdas dentárias parciais ou totais, devolvendo assim estética, fonética (ato de falar) e função mastigatória.

Quais os tipos de Prótese Dentária?

Podem ser de três tipos: Prótese Parcial Fixa (cimentada), Prótese Parcial Removível (com grampos, pontes) e Prótese Total (dentadura).

Como elas são confeccionadas?
  • A Prótese Parcial Fixa pode ser feita de porcelana, cerômero (resina) ou metálica.
  • A Prótese Parcial Removível possui uma parte metálica e outra de resina que suportam os dentes artificiais, os quais substituem os dentes ausentes.
  • A Prótese Total é feita apenas de resina e dentes artificiais.
O que determina a escolha de prótese a ser colocada sobre implante?

O tipo de dente que será colocado sobre implantes terá seu tamanho, formato e estética dependentes da quantidade de osso e gengiva que foram perdidos por reabsorção.

Quais as opções protéticas disponíveis em implantodontia?
  • Prótese Fixa – 1 (PF – 1)
  • Prótese Fixa – 2 (PF – 2)
  • Prótese Fixa – 3 (PF – 3)
  • Prótese Removível – 4 (PR – 4)
Em que consiste a Prótese Fixa 1?

Trata-se de prótese fixa que substitui apenas a coroa anatômica dos dentes naturais.

Geralmente, existe perda mínima de tecidos moles e duros. O volume e a posição do osso residual normalmente permitem a inserção ideal do implante em um local similar à raiz de um dente natural.

Todos os pacientes podem receber a Prótese Fixa 1?

Apesar do desejo permanente dos pacientes de obter uma prótese sobre implante do tipo 1, ou seja, um dente com todos componentes estéticos e funcionais de um dente natural, vários trabalhos científicos demonstram, que essa prótese só pode ser conseguida nos casos em que houve um tratamento prévio da área a ser implantada.

Em que consiste a Prótese Fixa 2?

Trata-se de prótese fixa que substitui a coroa e uma porção da raiz.

O contorno da coroa parece normal na metade oclusal, mas é alongado  na cervical. O dente fica alongado, prejudicando sua estética.

Qual o resultado estético da Prótese Fixa 2?

O paciente e o dentista devem estar conscientes, desde de o início do tratamento, de que os dentes artificiais terminados parecerão mais longos do que os dentes naturais.

Em que consiste a Prótese Fixa 3?

O paciente e o dentista devem estar conscientes, desde de o início do tratamento, de que além dos dentes foram perdidos osso e gengiva. A prótese definitiva será fixa , mas deverá conter dentes e gengiva artificiais.

Em que consiste a Prótese Removível 4?

Trata-se de prótese removível (sobredentadura – overdenture) completamente suportada por implantes. O paciente remove a prótese, mas não a barra conectada aos implantes.

Qual a vantagem da prótese removível em relação à dentadura tradicional?

A sua vantagem sobre a dentadura tradicional se deve à sua fixação (quatro vezes maior) aos implantes através do sistema de barra-clips, que proporciona segurança e conforto ao paciente durante seu uso.

O que é Reabilitação Oral?

A reabilitação oral é a especialidade da odontologia que trabalha em conceito multidisciplinar, quer dizer, com uma equipe de especialistas que planejam e executam os diversos tratamentos necessários para reabilitar todas as necessidades do paciente.

Cada caso envolve o planejamento multidisciplinar, onde todas as necessidades são traçadas pela equipe. Na maioria dos casos, o planejamento é realizado unindo várias informações obtidas no exame clínico, na expectativa inicial do paciente e no diagnóstico do modelo de gesso que é uma réplica da situação inicial do paciente. Trabalhamos em cima dessa boca em gesso fazendo uma simulação do tratamento em cera que funciona de forma parecida com um projeto arquitetônico onde é simulado o sorriso inicial para aquele paciente.

A consulta inicial é considerada a limpeza da casa (quando necessário), onde os trabalhos inadequados são removidos, as cáries são limpas e são instalados dentes provisórios confeccionados de acordo com o enceramento inicial.

Após os provisórios começamos a trabalhar com a fundação da construção da boca que são as especialidades de apoio: canais necessários, tratamento periodontal, confecção de pinos metálicos nas raízes, enxertos ósseos (quando necessário), implantes nas regiões sem dentes ou nas regiões com indicação de extração de dentes.

Após a fundação do trabalho estar adequadamente saudável e estruturada, o paciente é moldado, fotografado, selecionada a cor dos dentes com iluminação adequada e todas essas informações são enviadas ao ceramista para que os dentes sejam criados de forma natural devolvendo a estética e a função mastigatória.
A equipe de especialistas é como um time, precisamos confiar muito no trabalho um do outro para que o resultado final seja o melhor para o paciente.

Como fazer para receber tratamento odontológico quanto o paciente está acamado?

O paciente poderá ser atendido em sua residência, asilo ou em hospitais pelo dentista que possui um consultório portátil, semelhante ao tradicional.

Redes Sociais