Cirurgia Oral Menor
Trata-se de pequenas cirurgias dentro da cavidade oral, tais como, extrações de sisos, remoção de cistos odontogênicos, remoção de pequenas lesões, remoção de freio lingual, extração de dentes extra numerários e pequenas biópsias de tecidos orais.
Endodontia
Área da odontologia responsável pelo tratamento, retratamento de canal, clareamento dentário interno e cirurgias paraendodônticas (cirurgias que envolvem lesões de canal). O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou morto.
O tratamento do canal do dente lesionado é muito importante para se evitar a necessidade de extração do dente e prevenir infecções que podem ser muito perigosas para a saúde bucal do paciente.
Estética Dental
Esta área de atuação que é denominada dentística restauradora tem como objetivo repor as estruturas dentárias perdidas utilizando os princípios mais modernos e preventivos da odontologia estética. Trata-se também do tratamento de restaurações de resina foto que são restaurações da cor do dente, blocos cerâmicos onlay e inlay, facetas de resina foto polimerizáveis diretas – indiretas e indiretas – diretas, laminados cerâmicos, facetas cerâmicas, lentes de contato e coroas de cerâmica pura.
O paciente chega ao consultório e é submetido à análise da sua arcada dentária. O tom dos seus dentes é mensurado por meio de tabela de cores de dentes. Junto ao paciente discute-se o melhor método para se alcançar o clareamento, bem como o tratamento que possa possibilitar o rejuvenescimento do seu sorriso, não somente nas áreas de estrutura dentária, como também no posicionamento dos lábios, reposição dos dentes perdidos com implantes, reconstrução das estruturas desgastadas com cirurgias reconstrutivas, clareamento dentário.
Implantes
Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala.
O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.
Implante Unitário
Implantes ósseo-integrados são implantados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar.
Prótese Protocolo
Prótese total implantosuportada e implantoretida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média. Esse tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista. É uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, pois todos os dentes são conectados entre si, sendo fixa na boca.
Prótese Overdenture
Prótese total removível sobre implante. Esse tipo de prótese tem um custo menor que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.
Ortodontia
Especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de ser mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente devido à deterioração e à doença periodontal.
Também causam estresse adicional aos músculos da mastigação, que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a aparência. O Tratamento do mal posicionamento dentário resulta em melhora do alinhamento do arco dentário e da estética facial.
Periodontia
É uma das áreas da odontologia que trata as doenças periodontais, gengivite e periodontite, com sessões clínicas de terapia periodontal, que consistem na remoção da placa bacteriana, cálculo dental e cirurgias periodontais reconstrutivas.
A periodontia é direcionada para os tecidos que envolvem e sustentam os dentes, isto é, a gengiva e o osso. O periodontista previne e trata problemas de inflamação gengival e realiza a remoção da placa bacteriana e do cálculo. Além disso, permite adequada estética do contorno da gengiva ao redor dos dentes, garantindo a beleza e harmonia de seu sorriso.
Periodontistas podem também ser responsáveis pela substituição de dentes perdidos, com implantes dentários.
Alguns procedimentos na especialidade:
- Tratamentos não-cirúrgicos
- Tratamento a laser
- Procedimentos regenerativos
- Alongamento da coroa dental
- Implantes Dentários
- Redução da bolsa periodontal
- Procedimentos em Cirurgia Plástica
Prótese
Prótese dentária é o artefato que substitui total ou parcialmente o dente natural quando não é possível restaurar o mesmo com resina composta, ou quando um ou mais dentes foram perdidos. O seu principal objetivo é a reabilitação oral, restabelecendo as funções estética, fonética e mastigatória.
Esta área da odontologia é responsável pela confecção de próteses que substituem parte dos dentes perdidos como blocos, coroas e facetas, implantes, próteses fixas e/ou dentes, estruturas ósseas e gengivais perdidas com próteses mais complexas sobre implantes ou próteses totais (dentaduras).
Podem ser de três tipos:
- Prótese Parcial Fixa (cimentada)
- Prótese Parcial Removível (com grampos, pontes)
- Prótese Total (dentadura).
A Prótese Parcial Fixa pode ser feita de porcelana, cerômero (resina) ou metálica. A Prótese Parcial Removível possui uma parte metálica e outra de resina que suportam os dentes artificiais, os quais substituem os dentes ausentes. A Prótese Total é feita apenas de resina e dentes artificiais.
Reabilitação Oral
Tratamento intensivo da cavidade oral, que trata desde casos mais simples como clareamento e restauração, até casos mais complexos como remoção de dentes, cirurgias avançadas, canais, implantes e próteses mais complexas.
Esse tratamento funciona em abordagem multidisciplinar, com várias especialidades que, em conjunto, realizam os diversos tratamentos necessários para reabilitar todas as necessidades do paciente.